terça-feira, 17 de março de 2009

Contexto Histórico

Centro de dezenas de charqueadas, Pelotas era o núcleo econômico da pecuária sul-rio-grandense, equiparando-se a Porto Alegre em importância social e cultural. Com a abolição, porém, o consumo de charque caiu rapidamente em todo país, já que era usado, sobretudo, para alimentar os escravos, e Pelotas entrou em decadência.
Todos os relatos de Simões transcorrem no passado, abrangendo um período histórico que se inicia depois da Independência e alcança o início do século XIX. Vários momentos históricos que ocorreram no Rio Grande do Sul são claramente evocados em seus contos, como a Revolução Farroupilha, as Guerras Platinas, Guerra do Paraguai e a Guerra Civil de 1893. Contudo, seus contos ficcionistas relatavam muito mais a tragédia humana do que os detalhes históricos do período.
Na época, já existia uma tradição literária no Rio grande do Sul, formada por algumas obras de autores menores. Porém, diferentemente das obras de Simões, estas avultavam a figura do monarca das coxilhas, ou seja, o homem do pampa, invariavelmente corajoso, leal e libertário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário