terça-feira, 17 de março de 2009

Características gerais das Obras

João Simões Lopes Neto foi um dos grandes consolidadores de uma corrente surgida ainda no Romantismo, chamada de regionalismo.
Contudo, o que antes se designava como regionalismo era um conjunto de textos tradicionais que primavam pelo abuso da cor local, isto é, do retrato original de alguns aspectos do mundo agrário, dentro de uma ótica estritamente urbana. Contudo, Simões Lopes Neto, cuja pequena obra, composta por três livros de contos e um cancioneiro, apresenta uma dimensão revolucionária, em função dos seguintes fatores: registro predominantemente realista do universo gauchesco; utilização artística da linguagem própria da campanha sul-rio-grandense; sentido universal dos contos.
O modelo de conto empregado por Simões Lopes Neto provem de Guy Maupassant, então o escritor mais lido do mundo. É o chamado conto tradicional: curto, nervoso, centrado em uma única ação, conduzindo o leitor a surpresa de um desfecho inesperado e frequentemente trágico. A trama é, na verdade, uma preparação pra o clímax final.

Obras: Cancioneiro guasco (1910); Contos gauchescos (1912); Lendas do Sul (1913); Casos de Romualdo (1952, edição póstuma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário